Quem somos


A Doutrina Espírita foi elaborada entre 1857 e 1868, anos de edição do primeiro e do último livro do Pentateuco Espírita. Desde então, muitos conceitos e conclusões foram extraídos dos ensinamento contidos nesta obra.

Contudo, devido ao conhecimento existente nas diferentes épocas, como seria natural, ocorreram equivocos e falhas no entendimento de conceitos que estão à frente da época de seu surgimento e, também, dos dias atuais. Muitos destes equívocos permanecem até hoje, inclusive, percebe-se algumas enxertias de doutrinas outras.

Diante de algumas dificuldades para expressar novas abordagens sobre temas já apresentados, o GEDE foi formado para conduzir estudos relativos aos vários aspectos da Doutrina Espírita, buscando aprimorar o entendimento e, quando possível, esclarecer e sanar má interpretações dos conceitos doutrinários.

Algumas práticas, concepções e terminologias são repetidas desde longa data sem que, hoje, seja questionada a sua real necessidade ou se estaria correto ou não. Em hipótese alguma pretende o grupo introduzir a idéia de uma possível atualização da Doutrina. Muito pelo contrário, seus integrantes estão conscientes de que a informação trazida pelos espíritos, como já exposto anteriormente, está muito à frente. O grupo busca novas interpretações destas informações diante do avanço do conhecimento humano.

O GEDE foi criado no dia 16/04/2008 decorrente de uma conversa entre amigos sobre a necessidade de estudos mais aprofundados da Doutrina Espírita. Neste mesmo dia foi escrito o "Documento Inicial".

Em 16/05/2008 ocorreu a primeira reunião do GEDE.



Em 2012 os integrantes do GEDE sentiram a necessidade de adequação do Documento Inicial as novas atividades e, assim, em reunião de 19/05/2012 foi redigido o novo "Estatuto".